terça-feira, 5 de agosto de 2014

Goma de Tapioca - simples de fazer!

Vocês não podem imaginar como eu gosto de tapioca. Sim. Sempre gostei, desde o tempo que fazia faculdade. Ali no centro da cidade de São Paulo e nas redondezas sempre tem um carrinho de tapioca disponível com os mais variados sabores. Posso dizer que experimentei vários deles, dos salgados tradicionais apenas com manteiga, muçarela e presunto, passando por frango, strognoff e até carne seca! Nos sabores doces eu pegava mais leve já que não gosto tanto assim de doce, para mim o tradicional leite condensado com coco é perfeito! Mas cheguei sim a me entregar ao morango com chocolate e também doce de abóbora. Nada de brigadeiro, chocolate branco e outras invenções. Também já comprei muita goma pronta embalada bonitinho pronta para ir na frigideira.

Tá Patricia, o que essa história tem em comum com a goma de tapioca?

Explico! Aqui nos EUA não tem tapioca. Pelo menos não como descrevi acima. Existe a farinha de tapioca, conhecida também como amido de tapioca e usada como tal nas receitas. Acontece que com esse ingrediente é possível fazer muitas coisas, pão de queijo, biscoito de polvilho, pãozinho de minuto entre outros, a tapioca! A goma de tapioca!

A vida aqui é assim, você tem que ir redescobrindo sua cultura aos poucos, redescobrir amigos, costumes, comidinhas, e adaptar.

Uma amiga que me passou o modo de fazer, esta disponível no google e após quase 10 anos morando aqui, essa é uma vontade que não passo mais!!

Eu sei que a maioria encontra fácil não apenas o carrinho da tapioca, mas também a goma, então fica o link do modo de fazer por curiosidade e vai que um dia você precise certo!

http://youtu.be/TkaLStTUIXk

http://youtu.be/k9x68zQVQRg mesmo estilo, com uma senhora super simpatica e o modo de secar a massa, na minha opinião um pouco mais prático!

Use o recheio de sua preferencia!!

Quem quiser conhecer mais sobre a tapioca e bons motivos para incluir no seu cardápio, aqui tem boas informações como essas:

OITO razões para comer tapioca

1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.

2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.

3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.

4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.

5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.

6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.

7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.

8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, áçucar e nem gorduras.

Enjoy!!

 

 

6 comentários:

  1. Oi Patrícia,
    Que bom vê-la por aqui! Eu também adoro tapioca como boa nordestina que sou. Gostei demais dessa explicação.Simples Assim.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia
      Bom te ver e saber que você também gosta dessa delicia do nosso maravilhoso nordeste!!!!!

      Excluir
  2. Oi Patricia! Esses dias estava pensando em você. Puxa, até isso tem aí nos EUA? Aliás, nem sei por quê me surpreendo... Aí se encontra de tudo. Que máximo! O esposo faz bastante para ele. Agora, após ler todas as propriedades que você citou, vai fazer para mim também. He he he... Beijos minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Minha amiga ontem pensei em você, queria agradecer novamente pelo livro, adorei!! Cuidado porque você vai se apaixonar por tapioca, vicia! Beijos!!

      Excluir
  3. Oiii amiga
    Eu no outro dia ao ver o canal da globo eles estiveram a mostrar comose faz e no Brasil há diversos carrinhos onde vendem.
    Eu vou ver se aqui na loja ao pé da minha casa vendem a farinha para fazer, porque agora deu-me muita vontade de provar.
    Obrigada
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella
      Procura sim! E criatividade no recheio, pensei logo em um recheio de bacalhau Hummm imagina que delicia!!! Espero que encontre a farinha. Depois me conta!
      Beijos

      Excluir

Fico feliz em ler o seu comentario! Obrigada por participar do Meu Canto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...